Os motoristas que circularam na manhã desta terça-feira pela Avenida Borges de Medeiros, em Santa Maria, foram surpreendidos com uma blitz. Desta vez, a parada era por uma boa causa. Durante uma hora, uma equipe da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer em Santa Maria (AAPECAN) realizou a ação em frente à sede, com distribuição de material informativo sobre a importância dos cuidados na prevenção contra o câncer de pele.
A iniciativa contou com o apoio da Guarda Municipal de Trânsito de Santa Maria. Cerca de 80 veículos foram abordados durante a blitz, que deve se repetir no dia 20 de janeiro. Em Santa Maria, 863 pessoas em tratamento são atendidas pela AAPECAN.
Câncer de pele é o mais comum no Brasil
No Brasil, o câncer de pele é o tipo mais frequente e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Em 2013, a taxa nacional de incidência foi de 12,74%, enquanto Santa Maria teve o percentual de 16,85%.
A maioria dos casos de câncer da pele pode ser evitada com medidas simples de proteção solar. No entanto, as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente do sol, o que contribui para elevar a incidência da doença.